quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Pontos Heróicos

Pontos Heróicos – A Mecânica do Controle Narrativo Compartilhado

Lendo outros blogs de RPG (Especialmente o blog do Tio Nitro - http://newtonrocha.wordpress.com/), e algumas regras opcionais para RPG de mesa, achei a idéia interessante e resolvi criar adotar as regras dos pontos heróicos com algumas modificações pessoais e um apanhado de regras gerais. É um teste e pretendo adaptar mais apartir do feedback da aplicação nos jogos.
A idéia é criar um meta-sistema de controle narrativo compartilhado (a distribuição de parte do controle narrativo do mestre (a capacidade de criar cenários, objetos, cenas, personagens coadjuvantes, vilões, monstros, etc.) com os jogadores.
Os pontos heróicos ajudam a campanha para:
  • Alterar e influenciar mais na narrativa criada coletivamente em um jogo de RPG; os jogadores saem da postura reativa (sempre reagindo ao que o mestre coloca na sessão) para, em determinados momentos, terem uma postura mais ativa.
  • Limitar o controle narrativo do mestre, aliviando um pouco a carga e a energia dispensada pelo mestre em uma sessão de RPG além de criar situações inusitadas e inesperadas, com o objetivo de deixar a sessão mais interessante para todos.
  • Aumentar o investimento emocional dos jogadores no jogo, visto que eles estão criando parte da história e tem a sensação de que realmente podem fazer diferença. A premissa é que normalmente, as pessoas tendem a se interessar mais em algo que contribuiram ativamente de alguma forma.
  • Uma mecânica que recompense e incentive a interpretação, principalmente quando, de acordo com a personalidade do personagem, as ações são prejudiciais ao grupo ou ao próprio personagem, como na interpretação de defeitos, vícios, temperamento, preconceitos, etc.
  • Uma mecânica que recompense complicações dramáticas criadas pelos jogadores com o objetivo de deixar a história mais legal e interessante, mesmo que essas complicações causam detrimento para o grupo de personagens dos jogadores.
  • Uma mecânica que recompense idéias geniais, cenas impressionantes e legais demais criadas pelos jogadores.
  • Uma mecânica que recompense os jogadores que criam relações interpessoais com personagens do mestre, ou que criem novos personagens coadjuvantes para a campanha; para evitar o costume de adotar uma postura defensiva com os personagens (a síndrome do cavaleiro solitário, o personagem que não se relaciona com ninguém com medo do mestre usar essas relações em detrimento do personagem e do grupo).
  • Uma mecânica que recompense os jogadores que criem “flashbacks”, cenas narradas de eventos do passado do personagem, para aumentar o drama de determinadas cenas do jogo, incrementar a personalidade e a caracterização do personagem  e até mesmo ajudar (nesse caso gasta-se 1 ponto de narrativa) ou prejudicar alguma ação no “tempo presente” da aventura.
  • Permitir cenas na sessão onde o mestre pode participar como um Personagem de Jogador com outro jogador assumindo a posição de mestre.
  • Uma mecânica de veto; onde caso a narrativa que está sendo criada usando o Ponto Heróico não condiz com a lógica da narrativa, um jogador ou um mestre pode vetar a narração, seja explícita (com o que foi narrado não ter acontecido devido a quebra da lógica da narrativa; momento em que um jogador usa um ponto narrativo e “viaja na maionese demais”) ou sutil (o mestre pode narrar a consequência da narrativa, alterando o resultado). Essa mecânica de veto é apenas para ser usada em momentos realmente necessários, e o jogador vetado recupera o ponto heróico gasto. A sugestão é, que em caso de veto, o jogador deva narrar uma outra variação que condiza com a lógica da narrativa.
O jogador pode ganhar pontos heróicos de diversas maneiras:
  • Como recompensa de alguma aventura ou missão (o que leva a idéia de algum destino mais grandioso aos personagens).
  • O famoso crítico crítico (20 natural seguido de 20 natural).
  • Ao final de algum arco de campanha (ponto importante da campanha).
  • Atráves das complicações de narrativa, durante algum encontro ou evento descrito pelo narrador o personagem intervem adicionando a narrativa fatores que tornam o evento mais dramático, ganhando ao final um ponto heróico.
  • Recompensa de algum feito extrordinário ou heróico (desde que o feito não tenha sido realizado gastando o ponto heróico)
  • Ao ganhar um nível.
Minha idéia inicial e limitar o número de pontos heróicos por personagem a 1 + 1/4 do nível do personagem (arredondado para baixo), e se a dinâmica dos pontos ganhos com complicador de narrativa começar a atrapalhar o desenvolvimento do jogo pretendo limitar a uma complicadora por sessão. 
Os pontos heróicos podem ser usados de diversas maneiras:
  • Para estancar um sangramento durante a morte (tradicional).
  • Anular um fumble.
  • Adicionar um dado a uma rolagem (d6 até 5ºn, d8 6-10, d10 -11-15, d12 16-20).
  • Garantir sucesso em algum teste (esse é o momento ideal para por exemplo o jogador garantir o sucesso em sua escalada pelas escamas do dragão para bater diretamente na cabeça do dragão).
  • Adicionar algum elemento narrativo a algum encontro ou evento que posso ser benéfico ao grupo.
A idéia é usar os pontos heróicos para incrementar a história do jogo, e jogadores e mestre devem usar do bom senso e da razoabilidade para manter seu uso interessante.

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